Produzido em Wolfsburg, na Alemanha, o Tiguan tem seu nome associado à força de um tigre com a versatilidade de uma iguana, de acordo com a empresa. Seu lançamento vem aquecer o mercado brasileiro, onde ele entra para concorrer no acirrado nicho onde estão Toyota RAV-4, Honda CR-V e Land Rover Freelander 2.
O utilitário esportivo (SUV) Tiguan da Volkswagen traz o equipamento Park Assist, (Sistema automático de estacionamento) sistema que facilita a vida do motorista na hora de estacionar o carro. Quando há um espaço próximo a calçada, basta que o motorista acione um botão para ativar o sistema de sensores (localizados no para-choques) que o auxiliarão na manobra de estacionamento do veículo.
Para estacionar através do sistema, é necessário seguir alguns passos. Primeiro, o motorista deve acionar o botão de comando do sistema, localizado no console central do modelo, antes de passar pela vaga em que deseja estacionar. Enquanto o motorista passa pela vaga, se posicionando para estacionar, um sensor na lateral do para-choques dianteiro avalia se o espaço é suficiente para o tamanho do Tiguan.
Surgirá então, no display do quadro de instrumentos, uma imagem composta de três retângulos, que representam os dois carros estacionados e o espaço para a manobra. Caso a vaga tenha dimensões adequadas para o veículo, basta acionar a ré e tirar as mãos do volante. O único trabalho do motorista será controlar a velocidade com que o Tiguan realiza a manobra, acionando o pedal de freio. Em caso de vagas mais apertadas, o motorista poderá precisar movimentar o carro para a frente, posicionando a alavanca do câmbio automático em Drive (D).
Por motivos de segurança, o sistema poderá ser desligado caso o motorista force o volante durante a manobra de estacionamento. O Park Assist também pára de funcionar caso o modelo seja excessivamente acelerado, ultrapassando a velocidade de 7km/h. O Tiguan equipado com o sistema conta também com uma câmera traseira com transmissão das imagens para a tela do rádio. Quando o veículo da ré, duas linhas amarelas são projetadas sobre a imagem, indicando a direção para onde ele está indo, auxiliando em manobras para vagas perpendiculares também.
Para equipar o Tiguan com o Park Assist, o consumidor precisará desembolsar R$ 3.765,00, além dos R$ 124.190 cobrados pelo modelo segundo a tabela da VW . Além do novo sistema, o utilitário passou a oferecer em sua linha 2010 o painel de instrumentos e comandos de ar condicionado do Passat CC e um novo rádio com tela touch screen, onde é visualizado também as imagens da câmera e do sistema. A Volkswagen informa que está ampliando o número de concessionárias Premium para 180 e que em breve, a linha Passat também passará a ser oferecida com o novo sistema de estacionamento.
Fonte: Pit Stop