A Fifa anunciou na tarde deste domingo as 12 cidades brasileiras que serão sedes da Copa do Mundo de 2014. Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Natal, Fortaleza, Recife, Salvador e Cuiabá foram as escolhidas. A confirmação aconteceu após reunião do Comitê Executivo da entidade, em Nassau, nas Bahamas.
A relação não teve surpresas. Das 12 sedes, apenas três ainda estavam cercadas por dúvidas. Manaus levou a melhor sobre Belém e Rio Branco para ser a sede amazônica. Cuiabá bateu Campo Grande na disputa do Pantanal. Por fim, Natal superou Florianópolis e Goiânia na vaga restante.
A visita de inspeção nas cidades brasileiras realizada por comitiva da Fifa no início do ano foi a referência para a definição das sedes. Entre outros pontos, foram considerados a infraestrutura de transporte, segurança, telecomunicações e estádio dos locais. A partir dos dados coletados, a entidade elaborou um dossiê com as cidades escolhidas.
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, elogiou os projetos das 17 cidades que se candidataram e abriu as portas para que as cidades não escolhidas possam participar da Copa de outra maneira:
- Não há vencedores ou vencidos. Todas as cidades só têm a ganhar. A questão não é ser ou não sede. Os investimentos que serão feitos não ficaram apenas nas sedes. As cidades que quiserem conhecer demais alternativas, podem contar conosco para todo apoio.
Fonte: MSN Esportes