Pra quem acessa diariamente o site do
Megacubo (eu) percebeu que o mesmo na abria quando seu navegador fazia o trabalho de leva-lô até o mesmo, fiquei sabendo do motivo enquanto acessava o site que tambem é do mesmo "editor" [Fabrício] do Megacubo o
Jovem Tech onde havia a seguinte explicação!
"Catastrophical FAIL! Isso resume o que houve, uma grande perda no banco de dados do site, todos os posts de dezembro pra cá foram perdidos (malditos backups corrompidos). Tudo começou quando o webmaster (eu) queria esvaziar uma simples e inocente pasta, bastava executar estes comandos:
cd ./pastatosca
rm -f -R ./*
Para assim apagar dezenas de arquivos de cache que estavam nesta pasta, mas ao invés disso foi executado:
cd ./pastatosca
rm -f -R /*
Neste ponto os linuxers provavelmente já começaram as gargalhadas, mas pra quem não reparou a diferença, no segundo comando falta um ponto, parece pouco, mas a falta desse ponto fez com que ao invés de apagar os arquivos da pasta atual fossem apagados todos os arquivos apartir da pasta raiz, mesmo dando Ctrl+C logo em seguida já era tarde, vários arquivos do sistema já haviam sido apagados.
Comandos básicos já naum funcionavam mais, como um simples dir por exemplo. Por sorte os arquivos do site naum foram apagados e assim bastava fazer um último backup do site e aí sim pedir a formatação do servidor. Mas fazer backup como? Até mesmo a senha de root já naum entrava mais, FTP naum abria, WHM, CPanel, nada disso, tudo o que me restava era a sessão SSH em que já estava logado, e se fechasse ela já naum conseguiria logar novamente.
Os comandos tar e ftp, assim como o Nginx (servidor HTTP) também não funcionavam mais, como poderia conseguir um backup a essas alturas?
Qualquer um de nós ficaria chateado, desmotivado, sem vontade de cantar uma bela canção mas, por Deus, este é Joseph Climber! Um exemplo de perseverança, um exemplo de que não devemos desistir tão fácil.
Após muito pensar, lamentar, espraguejar, abri o nano (vi naum funcionava mais) e criei um script PHP com duas classes que uso no programa Megacubo (que é escrito em PHP + Winbinder), uma para criar arquivos TAR e outra é um daemon HTTP. Editei o daemon de forma que ao acessar megacubo.net:portaX/var/lib/mysql/ ele criasse uma tarball da pasta /var/lib/mysql e a servisse para download. Desta forma consegui salvar os temas, plugins e scripts importantes do site.
Mas a vida, a vida é uma caixinha de surpresas… no dia seguinte, após o servidor estar formatado, na hora de upar os arquivos do banco de dados percebi que os arquivos da tabela onde ficam os posts (somente essa tabela) estavam corrompidos. (Fuuuu!!)
Antes desse o último backup do banco de dados era do final de dezembro (Fuuuu!!²), enfim…. o megacubo.net volta em breve, talvez em um dia ou dois, até lá vamos nos reorganizar, enquanto isso acompanhem o jovemtech.com!"
Pois é que pena, torço para que o problema logo sejá resolvido, porque o Megacubo é um dos melhores site/blog da atualidade...